Últimas notícias

Melheresnegrasabr18112015 195

Um dia de luta!

08/03/2019

Foto: Paulo Pinto/AGPT

Ao longo dos anos, o 8 de março é sempre um dia de luta das mulheres. As primeiras que, diante de um cenário de crise, tem seus direitos (e seus corpos) atacados. Manifestações legítimas ganham as ruas de todo o mundo pelo Dia Internacional da Mulher. No Brasil, em pleno ano de 2019, nunca foram tantos os motivos para a mobilização e luta.

Aumentou o nível de ataques aos direitos da mulher a partir do impeachment de Dilma Rousseff, a primeira  a assumir a presidência da República, em 2010.

Além da dupla ou tripla jornada, dos salários menores para cargos iguais aos dos homens, violência crescente que atinge seu ápice com o feminicídio, luta incessante para disputar vagas de representação nas instituições e utilização criminosa da imagem da mulher para venda de produtos e serviços, este ano há outros dois grandes motivos: ataque à aposentadoria da mulher — que segundo a proposta do governo, terá que trabalhar mais e contribuir mais para chegar a se aposentar –, e a cobrança por justiça no emblemático caso de assassinato da vereadora Marielle Franco e seu motorista, Anderson.

Numa categoria como a nossa, do mundo dos livros, as mulheres são maioria. Que possamos todas e todos refletir sobre como transformar para melhor nosso ambiente de trabalho e a sociedade. Que lutemos juntos no combate ao machismo e desigualdade. Salve o 8 de março!

 

Compartilhe: